Criminal Minds - rumo ao fundo do poço?


Bom, a essa altura metade do Universo já está sabendo: AJ Cook, a JJ, foi demitida da série, sem mais nem menos, e Paget "Prentiss" Brewster teve sua participação na 6ª temporada reduzida, deixando assim somente Kristen Vangsness para "chefiar" o elenco feminino da série, apesar de sua participação ser apenas de uns cinco minutos por episódio, quando muito.


Todo mundo que lê esse blog percebe o meu ódio por JJ. Falo na lata mesmo. Não gosto da personagem, a acho mais songa que a Sookie Stackhouse, e sinto que a série não mudaria nada sem ela. Bom, isso foi ANTES de eu receber a fadítica notícia da demissão da AJ. Não é que eu seja vira-folha, é só que esse fato simplesmente foi o "empurrãozinho" que eu precisava para perceber que ali todos são fundamentais. Disso eu já sabia, é claro, mas às vezes a gente só precisa de um incentivo para cair na real.

Tem muita gente culpando o spin-off, e eu não fico de fora. É claro que, com um orçamento gigante e Forest Whitaker no elenco, não há mais que fazer além do óbvio - divulgar, e desviar toda a verba para a produção de Suspect Behaviour. Só que os executivos da CBS parecem não ter percebido, ainda, que, para sobreviver, o spin-off precisa de estabilidade na sua "série-mãe". Sem isso, o que vira? A audiência de ambas as séries vai pro limbo, e aí não há remédio; cancelamento.

Bom, falando sério, fazermos campanha para a AJ ficar é caso perdido. Os cretinos da CBS já decidiram, e algo me diz que não vão voltar atrás. Já Paget, bom, foi confirmado, a 6ª temporada será a última dela na série. Obviamente, a CBS parece não ter ciência disso também, mas, tirar Prentiss é o mesmo que jogar todo o progresso e a genialidade da série nessas 5 temporadas do alto de um prédio de trinta andares. Seria o mesmo que, em Cold Case, tivessem REALMENTE matado a Lilly Rush no fim da 4ª temporada (era esse o plano original, sabiam?) e deixado a série na mão do Scotty - que, apesar de ser ótimo, não é Rush.

Então, como não podia deixar de ser, tenho uma idéia. Melhor, uma proposta.

Como todos sabem (espero), Criminal Minds é produzida e gravada pela ABC. É a emissora da "finada" Lost e Grey's Anatomy que acaba com todo o dinheiro do syndication no bolso, deixando só a publicidade e a audiência para as cifras da CBS - outro provável motivo para esse desastre todo. Lost rendia bons frutos financeiramente falando, apesar de não ser lá grandes coisas (coisas nenhumas, pra ser honesta) em questão de audiência. E, como qualquer seriadora atenta, percebi que a ABC está louca e desesperada para obter audiência pós-Lost - já que Grey's Anatomy e Private Practice estão suando MUITO para segurarem a barra.

A minha idéia é a seguinte: façamos campanha para mandar Criminal Minds para a ABC, que nunca conseguiu emplacar uma série policial de qualidade, e que tem um orçamento muito mais seguro que a CBS, que, em contraponto, nunca conseguiu emplacar uma série médica de sucesso. Pode não ser a salvação, mas já é um começo.

6 comentários:

Grissom's Girl disse...

Ah, resolveu assumir a JJ, né? Pena que agora não dá mais tempo. Eu gostei da idéia de mandar Criminal pra ABC. Eu estou gostando muito de Castle e adoraria ver Criminal lá tb. Parece que a CBS resolveu "fu***" com todos os seu tesouros, né? Olha o que fizeram com CSI! Não podiam ter acabado tudo com a saída do Grissom? Agora virou aquela "coisa" que eu não sei nem descrever e acabei abandonando. Se Paget sair mesmo ao fim da 6 temporada, eu abandono Criminal também. Seria uma boa hora para acabar a série, se ela continuar na CBS. Mas como fazemos para mudar a série de emissora mesmo? Petição tb?

Gii' disse...

Concordo com absolutamente tudo, até na parte da JJ.Parece qe a CBS nao entende qe sem CM com todo o elenco,agnt nao tá nem aí pro spin-off(pelo menos eu nao).
Espero qe agnt consiga mudar esse destino qe deram pra Paget, pq se ela sair,seria tipoo,como o apocalipse do show.
Gostei da sua idéia de passar CM para a ABC,mais #comofaz??

Gabriela Spinola disse...

Grissom Girl,

Bom, não "assumi" a JJ agora... Pra ser honesta, quando li a notícia (via Twitter) cheguei até a comemorar, mas isso foi porque tinha visto só a chamada. Quando cliquei no link e li a notícia TODA, juro que xinguei a CBS de todos os nomes impublicáveis possíveis, em (grande) parte por causa da Paget, mas, por mais que seja uma Kristen Stewart da vida em termos de atuação, a AJ não merece ser demitida por esse tipo de pataquada financeira, tampouco a Paget merece ser tratada como apenas uma figurante quando foi a presença dela que "levantou" a série depois da saída de Lola Glaudini.

Para essa idéia de CM ir pra ABC, acho que o que resolveria mesmo seria fazer uma petição ou, talvez, enviar a ideia para o Criminal Minds Fanatic (que têm mais recursos que nós, reles brasileiros que vivemos muito distantes de Los Angeles) e pedirmos a eles que postem a idéia.

Quanto a CSI, devo admitir: os únicos personagens com os quais eu simpatizava eram Nick e Catherine. Assisto pelo AXN, é verdade, mas já desisti faz tempo. O único episódio que me deu uma faísca da beleza que era a série com o William Petersen (por "beleza", estou sendo irônica, mas a série realmente era MUITO melhor) depois de sua saída foi "Turn, Turn, Turn", e nem foi porque eu sou fã da Taylor Swift, mas sim, porque eu amo o Nick. #exagerada

Gii', pior do que nós não estarmos nem aí para o spin-off, é os americanos se revoltarem e se recusarem a ver não só Suspect Behaviour, como CM também. E, sem audiência, a série vai ser cancelada - coisa que eu duvido que qualquer fã de verdade queira que aconteça. Quanto ao #comofas, escrevi acima. =D

Silvinha disse...

É, Gabi, a gente só valoriza quando perde. Como personagem a JJ não acrescenta muita, mas ela é importante na famosa "chemistry" do elenco. Não vou nem falar da Paget.

É uma pena. Acho que a audiência vai oscilar sim, mas o pior é que temo que todo charme de CM vai acabar porque não vai mais existir dinâmica entre eles. O fim é inevitável, a não ser que consigam se reinventar e do jeito que a CBS lidou com tudo isso, roteiristas, produtores, cast e crew vão ter que se esforçar demais pra não deixar o navio afundar.

Bonitas e bacanas disse...

Se sair o Hotch, eu paro de assistir. De resto, só sinto pela série como um todo, que vai perdendo, né?
Adoro a Emily, pelo menos ela não vai sair. Podia sair o chato do Rossi.

Vc não vai comentar sobre o fim da temporada 5??? Eu detestei. Queria saber sua opinião.
Qdo será que começa a próxima? Tomara que comece melhor.

Pão disse...

Olha o blog é muito interessante e tudo mais. No entanto, pelo que vi, a imparcialidade daqui não é o forte. Tudo bem, é um blog e portanto merece umas boas opiniões pessoais hahaha

Tudo o que posso dizer é: a CBS está decadente. Duvido muito que o spin off dê frutos a longo prazo e os cortes nas personagens da série mãe terão sido inúteis. Whitaker pode até segurar por algumas temporadas, mas convenhamos: a série mãe sempre terá a preferência do público (em geral).